Particular e Convênios
Segundas a Sexats das 8:00hs as 19:30hs

Rua Dr. Florêncio Ygartua, 270 – Sala 504
Moinhos de Vento, Porto Alegre – RS, 90440-051

MELASMA

O melasma consiste em placas de pigmentação castanho-escuras que aparecem sobre as áreas expostas ao sol, geralmente na face.

  • Podem surgir áreas com placas de cor escura na pele.

  • Os médicos geralmente baseiam o diagnóstico em um exame da pele.

  • O tratamento inclui proteção solar e cremes descolorantes para a pele.

A causa mais provável de melasma é uma superprodução do pigmento melanina. A melanina é produzida por células especializadas da pele chamadas melanócitos.

O excesso de pigmentos na pele é chamado de hiperpigmentação. O melasma tende a aparecer durante a gravidez (chamado a mancha de gravidez) e nas mulheres que tomam contraceptivos orais, embora possa surgir em qualquer pessoa. O distúrbio é mais comum entre pessoas de tez escura e persiste por mais tempo nelas. Dez por cento dos casos ocorrem em mulheres que não estão grávidas e em alguns homens de tez escura.

Pessoas que passam muito tempo no sol têm mais risco de apresentar melasma. Outros fatores de risco incluem distúrbios autoimunes da tireoide e medicamentos que tornam a pele das pessoas mais sensíveis aos efeitos da luz solar.

Sintomas de melasma

As áreas com placa irregular de cor escura aparecem na pele, geralmente dos dois lados do rosto. A pigmentação surge, com mais frequência, no centro da face e sobre as bochechas, na testa, na têmpora, no lábio superior e no nariz. Por vezes, as pessoas têm as placas apenas num dos lados da face. Em casos raros, o melasma surge nos antebraços. As placas não causam coceira nem dor e são apenas incômodas esteticamente.

Contato

Endereço:
Rua Dr. Florêncio Ygartua, 270 – Sala 504
Moinhos de Vento, Porto Alegre – RS, 90440-051
Telefone: (51) 3029-7353

Diagnóstico de melasma

  • Avaliação médica

  • exame com lâmpada de Wood

Os médicos baseiam o diagnóstico de melasma em um exame da pele.

Os médicos fazem um exame com lâmpada de Wood para diferenciar a hiperpigmentação na epiderme (camadas superiores da pele) de outros distúrbios da pele.

DR P. MARAZZI/SCIENCE

Tratamento de melasma

  • Cremes descolorantes para a pele

  • Às vezes, peeling químico ou tratamentos a laser

  • Proteção solar

Os tratamentos aplicados na pele serão eficazes somente se a hiperpigmentação afetar as camadas superiores da pele. Os cremes descolorantes para a pele, que contêm hidroquinona, tretinoína ou um corticosteroide, podem ser usados em combinação para ajudar a clarear as manchas escuras. No entanto, a hidroquinona deve ser usada somente sob orientação médica, pois o uso prolongado pode, na verdade, causar uma forma de hiperpigmentação permanente. Um creme contendo ácido azelaico pode ser usado em combinação ou no lugar de hidroquinona, tretinoína ou ambas.

Os médicos podem tentar um peeling químico com ácido glicólico ou tricloroacético em pessoas que não respondem aos cremes descolorantes.

É seguro usar creme de ácido azelaico e peeling químico com ácido glicólico durante a gestação. O uso de hidroquinona e tretinoína não é seguro.

Os tratamentos com laser e ácido tranexâmico, que é um medicamento tomado por via oral, também são utilizados.

Durante e depois do tratamento, as pessoas devem ter estrita proteção ao sol, pois a pele acaba ficando mais propensa à queimadura do sol. Até mesmo a exposição ao sol por poucas horas pode fazer a hiperpigmentação começar novamente nas áreas tratadas, o que acaba desfazendo os resultados de meses de tratamento.

As pessoas que sofrem de melasma devem usar protetores solares com um fator de proteção solar (FPS) 30 ou mais, usar roupas protetoras e evitar a exposição solar para prevenir que a doença piore. A maioria dos protetores solares químicos protege a pele da luz ultravioleta, mas não da luz visível. As pessoas devem usar um protetor solar matizado que também contenha óxido de zinco ou dióxido de titânio, que são minerais naturais que fornecem um bloqueio físico contra a luz visível. Para maior proteção, as pessoas podem usar um protetor solar que contenha minerais e antioxidantes. Para obterem ainda mais proteção, as pessoas podem tomar o suplemento nutricional Polypodium leucotomos por via oral.

Se a pele for protegida do sol, o melasma muitas vezes diminui depois da gravidez ou depois que cessar o uso de anticoncepcional oral. Em homens, o melasma raramente diminui.

Agende sua consulta com uma profissional pelo Whastapp da Dermalaser clicando aqui.

Vamos conversar por!!
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?