Criolipólise

O que é ?

A Criolipólise é um procedimento que reduz gordura a localizada de forma não invasiva,
sem cortes, agulhas ou anestesia, utilizando apenas resfriamento. Proporciona uma melhora
no contorno corporal, com a consequente redução de medidas. Tem apresentado resultados
promissores, visíveis e comprovados, sendo indicada para pessoas  com peso normal, mas
com áreas específicas de gordura localizada. 
A tecnologia possui aprovação pelo FDA (Food and Drug Administration/USA) e no Brasil pela
ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). 
 

Histórico

Durante muitos anos, cientistas acreditavam que o método mais eficaz para o tratamento de gordura localizada devia basear-se em procedimentos associados ao calor. Contudo, recentemente foi apresentada uma técnica que contraria essa idéia. Nas décadas de 1970 e 1980, dois estudos foram publicados: O primeiro notava que as crianças que tomavam muito sorvete passavam a ter leves covinhas nas bochechas. O segundo, que cavaleiros de regiões gélidas apresentavam sulcos nas coxas, áreas mais expostas ao frio. Recentemente, pesquisadores de Harvard (Rox Anderson e Dieter Mainstein) passaram a investigar este efeito e sua aplicação na medicina estética. A técnica foi aprimorada e desenvolvida pelos dois pesquisadores e apresentada à comunidade cientifica em 2010. Desde então, a Criolipólise vem se destacando como tratamento para redução de medidas.
 

Como a gordura é eliminada ?

A Criolipólise combate a gordura localizada através do congelamento dos adipócitos - termo técnico para células de gordura – resfriados através de uma ponteira que aplica ar frio. 
O adipócito é sensível à temperatura de uma forma diferente dos demais tecidos do corpo.  Quando exposto pelo período e temperatura corretos, sofre a apoptose - morte celular programada - fenômeno natural que implica na renovação e manutenção dos tecidos. 
A gordura degradada é eliminada ao longo das semanas seguintes, sendo carregada naturalmente pelo sistema linfático, até ser metabolizada pelo fígado. 
O tratamento não provoca necrose de tecido, acúmulo de gordura, hipertensão, dano hepático ou prejuízo a qualquer órgão. 
Os trabalhos também mostram que não há elevação da quantidade de gordura no sangue. Assim, mesmo pessoas com colesterol elevado podem realizar a criolipólise com segurança.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Indicações

A Criolipólise é indicada para pessoas que possuem gordura localizada, mas que NÃO querem se submeter a um procedimento invasivo ou que tenham algum tipo de contraindicação para procedimentos cirúrgicos. Pode ser aplicada em áreas como abdômen, flancos, dorso, braços, face interna de coxa e culotes. Também em pacientes que fizeram lipoaspiração e ficaram com alguma irregularidade. É indicada para aqueles que não querem se submeter a um procedimento invasivo, ou não possuam indicação para tal, em virtude de hipertensão, anemia e similares.
Apenas um médico capacitado pode avaliar se de fato há indicação para o procedimento levando em conta a área, o tipo de gordura e demais fatores físicos de cada indivíduo. 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Contra-Indicações

O tratamento não é indicado para pessoas obesas, com sobrepeso, com grau de flacidez muito acentuado e que buscam algum tipo de emagrecimento. A criolipólise serve apenas para eliminar gordura localizada.
Não é indicada para:

  • celulite
  • flacidez
  • gestantes 
  • pacientes com hérnia umbilical 
  • pacientes com cirurgias recentes (até seis meses) 
  • pessoas com alta sensibilidade ao frio (crioglobulinemia)
     

Como é o Procedimento ?

O procedimento é simples e indolor.
Uma ponteira succiona a pele para obter a máxima aderência - a sensação é de um puxão firme -
enquanto isso, é realizado o congelamento controlado das regiões tratadas. A ponteira aplica jatos
cíclicos de ar, com uma temperatura entre -2 e -10°C. Durante este processo, a epiderme (camada
superficial da pele) e demais tecidos ficam protegidos através de uma película de gel com membrana
anticongelante, especial para esta finalidade.
A sessão dura aproximadamente 60 minutos por área a ser tratada.

 

Pós-tratamento

Por não ser um procedimento invasivo, o paciente de criolipólise pode retornar à sua rotina imediatamente após o tratamento, no mesmo dia. Os efeitos são geralmente discretos e relacionados ao resfriamento da pele.
Podem ocorrer, logo após a aplicação, leve vermelhidão e aumento da sensibilidade no local, ambos de breve duração.
Eventualmente, podem surgir também hematomas (raro), que tendem a desaparecer em poucos dias.
 

Resultados

Diferente da lipoaspiração, o resultado da criolipólise não é imediato.
Normalmente começam a ser percebidos até 6 ou 8 semanas de cada aplicação, observando-se ao fim de 3 meses, uma redução entre 20 e 25% das células de gordura na área tratada. 
Importante lembrar que o resultado sempre depende da individualidade de cada paciente, seus hábitos alimentares e prática física.
Para garantir os resultados, é preciso continuar cuidando da alimentação e praticando atividade física, ambos com a supervisão adequada.
 

Número de sessões

Na maior parte dos casos, 1 sessão já é o suficiente para reduzir a gordura localizada de forma perceptível. 
Para uma mesma área tratada, a segunda aplicação deve aguardar um intervalo de pelo menos 2 meses desde a sessão anterior. Há que se verificar também, se o local que receberá a nova sessão não apresenta redução de gordura ainda em progresso. 
Para uma área diferente, o indicado é aguardar 1 semana desde o tratamento anterior.
 

IMPORTANTE !

O sucesso deste procedimento, como qualquer outro, depende da resposta individual de cada paciente ao tratamento.
Para a manutenção dos resultados atingidos após a criolipólise, recomendamos a mudança dos hábitos alimentares e a prática de exercícios, ambos com a devida orientação profissional.
Lembramos também que não é um procedimento para ser feito toda semana, ou de forma indiscriminada, sendo fundamental uma avaliação médica preliminar para se confirmar a indicação caso a caso.

 

Criolipólise em aplicação - Dermalaser - Porto Alegre - RS.
Criolipólise: como a gordura é eliminada. Dermalaser - Porto Alegre - RS.
Criolipólise: como é o procedimento. Dermalaser - Porto Alegre - RS.
Criolipólise: zonas indicadas para tratamento - Dermalaser - Porto Alegre - RS